terça-feira, 3 de novembro de 2015

Destrinchando o Manual de Padronização do STJ - (Parte 2)

Precisão


Precisão diz respeito à escolha exata das palavras e construções a fim de
expressar, com fidelidade, um pensamento. Para a obtenção da precisão, deve-se:

a) evitar palavras e expressões que confiram duplo sentido ao texto;

b) escolher termos que tenham o mesmo sentido na maior parte do território nacional em vez de expressões locais ou regionais.

Exemplo:

De repente, os homens chegaram. Colocaram umas pulseiras de aço no cabra e jogaram ele no carro.

Modificação: 

Os policiais chegaram de forma inesperada, algemaram o suspeito e o levaram para a viatura.


Correção


Dentro da diversidade de usos de toda língua – decorrente de fatores individuais, sociais, temporais e geográficos –, existe, em qualquer sociedade, um padrão de linguagem que serve de instrumento geral de comunicação entre seus membros.
Cabe à Gramática Normativa classificar e sintetizar esse padrão linguístico, do qual resulta, em determinado momento da língua, a norma que representa o ideal de expressão.
A correção, portanto, é a adequação da linguagem ao padrão culto, encontrado em gramáticas normativas e dicionários.

Em termos de redação oficial e atos normativos, o uso do padrão é regra, pois tais textos devem atender aos critérios da impessoalidade, da clareza e da concisão. Em outras palavras, o texto oficial deve estar acima das particularidades regionais da língua e dos modismos lexicais. É importante destacar que o uso do padrão culto não pressupõe construções sintáticas rebuscadas nem o uso de fi guras próprias da linguagem poética. Ao contrário, pressupõe simplicidade escorreita.


Coerência e Coesão


Coerência e coesão são características intimamente ligadas à clareza.

A primeira refere-se à unidade de sentido, obtida a partir da organização lógica das ideias. A base da coerência é a continuidade de sentidos entre as unidades do texto. É preciso, pois, que o autor planeje seu texto para atingir esse objetivo, respeitando, preferencialmente, os seguintes elementos:

a) ordem cronológica – fatos anteriores antes dos posteriores;

b) ordem espacial – pormenores mais próximos antes dos mais distantes
ou racionalmente sequenciados (mais comum na descrição);

c) ordem lógica – do geral para o particular ou vice-versa.

A coesão é um dos principais suportes da coerência. O conceito refere-se ao uso de elementos linguísticos que auxiliem na ordenação e na interligação das ideias. Desse modo, podem ser utilizados mecanismos como a elipse, a substituição, a sinonímia, a hiperonímia (uso do termo genérico pelo específico:

A Quinta Turma decidiu.../O Colegiado decidiu...),

a repetição de palavras, a referência (uso de pronomes) e a conjunção (concatenação de períodos e
parágrafos).

Coesão, portanto, pressupõe a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. É válido ressaltar que, embora a coesão auxilie no estabelecimento da coerência, não garante que o texto seja coerente. Há textos coesos sem coerência, e há textos sem coesão, mas coerentes (mais comuns na linguagem poética). Assim, é necessário primar, nos textos oficiais e nos normativos, pela simultaneidade da coesão e da coerência.


Impessoalidade


Segundo a Constituição Federal, a impessoalidade é um dos princípios que devem ser respeitados pela administração pública. Isso se verifica também na redação dos textos oficiais, tendo em vista que eles não podem deixar transparecer a individualidade de quem os elabora. Afinal, o servidor ou a autoridade que assinam o expediente o fazem sempre representando o órgão em que trabalham.
Cumpre, então, que o redator evite marcas de pessoalidade (pronomes referentes à primeira pessoa, desinência verbal de primeira pessoa, etc.), ressalvados os casos em que for solicitada sua opinião ou a emissão de parecer.


Como Garantir a Qualidade do Texto


Após concluir a redação, é importante responder às seguintes questões, destinadas a avaliar se ela contém as características aqui abordadas (adaptação de texto do Prontuário de Redação Oficial, de João Luiz Ney, p. 14):

a) Está completo?

b) Dá todas as informações necessárias?

c) Responde a todas as indagações que se possam fazer?

d) Contém apenas o essencial?

e) Utiliza somente as palavras e frases indispensáveis?

f) Está em linguagem correta?

g) Traduz o pensamento com exatidão e simplicidade?

h) Está estruturado com clareza?

i) Está numa linguagem apropriada?

j) Usa-se o tratamento adequado?

k) Cada parágrafo contém apenas uma ideia central?

l) As ideias estão em boa sequência e bem concatenadas?

m) A informação é precisa?


Exemplo:

"O ato de alienar o menor de seu genitor criando para isso falsas memórias, apagando o amor que possa existir entre os dois, por via da mentira, da falsa acusação, em dificultar o encontro entre filho e pai (mãe) entre outros, é uma violência desproporcional. Essa desproporção parte do momento em que se entende a criação da identidade do menor ou adolescente como marco fundamental para a sua evolução saudável na vida adulta." 

Conforme artigo: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/9467/A-alienacao-parental-e-suas-consequencias-juridicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário