segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Grandes Advogados Pernambucanos:Mário Neves Baptista

  "Como saber onde está o destino do pássaro, o ciciar da brisa, a onda do mar, a cantiga dos rios, aí está o espírito intangível do mestre na lembrança e no coração da Faculdade de Direito do Recife".


Prof. Dr. Mário Neves Baptista, formou-se pela Faculdade de Direito do Recife aos 20 anos de idade, no ano de 1933. Além de grande latinista, foi um dos maiores civilistas brasileiros, havendo sido, por mais de 40 anos, Professor Catedrático de Direito Civil e de Direito Romano da Faculdade de Direito do Recife.
A atuação Profissional

A atuação profissional do Prof. Dr. Mário Neves Baptista como advogado, jurista e professor (Doutor) da Faculdade de Direito do Recife, da qual, inclusive, foi diretor por mais de dez anos, conferiram ao Mestre inúmeros, expressivos e merecidos reconhecimentos nacionais e internacionais, tanto na América Latina, quanto na Europa, notadamente em Portugal, Itália e Alemanha.


A carreira

A brilhante carreira do Professor Mario Romano do Direito Baptista (como era chamado carinhosamente na Faculdade), bem como sua reconhecida retidão e seriedade, renderam-lhe ao longo de sua vida inúmeras homenagens, a exemplo da única Comenda de Cavalheiro da Ordem de São Silvestre conferida pelo então Papa Pio XXII.
A longa e profícua atividade do Professor Dr. Mário Neves Baptista, como jurista, professor e principalmente notável e atuante advogado, o possibilitou manter sempre em plena atividade uma grande banca de advocacia, fundada pelo seu pai o também advogado Affonso Neves Baptista, atendida por um atuante escritório por ele capitaneado e dotado de uma equipe de excelentes advogados, alguns deles filhos e ex-alunos do Emérito Mestre. Tais advogados, após o falecimento do Dr. Mário, deram continuidade às atividades jurídicas da Banca desenvolvidas nos campos judicial e extrajudicial, especialmente do Direito Civil, Empresarial, Tributário-Fiscal, Administrativo e Trabalhista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário